O texto em questão
trata de um assunto polêmico da atualidade, pois diante de todos os avanços
tecnológicos, falta muito para que se converta informação em conhecimento.
Alguns pontos negativos
são reafirmados no decorrer da leitura, como: tempo de aprender ampliado, porém
cresce o fracasso escolar; alunos frente aos avanços tecnológicos ainda não
apresentam consciência crítica.
Os pontos positivos se
sobressaem: necessidade de investir na informatização do conhecimento, pois a
escola não é a única fonte de saber; formar alunos mais críticos diante das
informações; construir conhecimentos a partir dos pontos de vista dos alunos,
pois este não é algo pronto e acabado; investir na formação de competências
interpessoais, afetivas e sociais; ensinar aos alunos cinco tipos de
competências, as quais são: para a aquisição da informação, interpretação da informação; análise
da informação, compreensão da informação e comunicação da informação.
Mudar formas de
aprender requer também mudar formas de ensinar.
Como educadores dessa
geração rodeada de informação por todos os lados, devemos estar cientes da
importância de nosso papel para a formação de cidadãos mais críticos e
participativos, que diante da diversidade de conhecimento repassado atualmente
pelas mídias, vão além do acesso, mas que também construam seu saber.
Construção esta, que se
faz diante da mediação de todos os professores, pois máquinas apenas informam e
repassam informações, educadores formam pessoas...
ANGELA
MARIA SANTANA
ESCOLA
MUNICIPAL PROFESSOR KAMAL TEBCHERANI
POLO:
ESCOLA ADELAIDE
TURNO:
VESPERTINO
"VAMOS NOS CONECTAR NESSE MUNDO,
ONDE VOCÊ PROFESSOR(A) SERÁ O FIO CONDUTOR
PARA TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO..."
Muito boa sua colocação. Precisamos refletir muito sobre nossa prática a fim de melhorá-la.
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