terça-feira, 30 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA


No dia 26 de outubro, ocorreu a Mostra Pedagógica no Centro de Eventos.
 Destaco aqui alguns trabalhos, os quais chamaram atenção tanto pelo tema, quanto pela beleza.

COMPARTILHO COM VOCÊ ALGUNS:

VEJA!

A Educação Inclusiva se fez presente e com excelência, com  a exposição de materiais didático pedagógicos utilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais.
Parabéns aos educadores que se dedicam ao Atendimento Educacional Especializado!!!
Vocês são dignos de muitos aplausos...









CEHELENA
 PROJOVEM URBANO

 Destaco este trabalho pela grandiosidade dos educadores e alunos em homenagear o Centenário de Helena Kolody





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA




CONFIRA O VÍDEO:
 APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DA ESCOLA

PROFESSORA LETÍCIA E ALUNAS:
PARABÉNS!!!










MOSTRA PEDAGÓGICA



CONFIRA O TRABALHO DA ESCOLA ONDE ATUO COMO PEDAGOGA

Em cada porta foi desvendado o trabalho realizado pelas turmas


“Desvendando o Mundo da Literatura Infantil”

Aderly Soares Alves Carneiro
Alice Wojciki
Andréia Novach
Ângela Maria Santana
Arlete Terezinha Volski Stachuk
Ariley Aparecida Guarneri Ferreira Teixeira
Elizandra Aparecida Bartko de Moraes
Fernanda Aparecida Pinto de Souza
Gilcemara Garcia Bueno Langue
Helena Rutte Ramos dos Santos
Josete do Rocio Seidl
Laédina Buss Rodrigues
Letícia Beatriz Santana Caparroz
Márcia da Silva Batista
Michele Lupepsa
Rejane Cristina Zinser Spinassi
Sandra Aparecida Ribeiro Soares de Camargo
Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani


A escola deve ser um espaço que desperte nos alunos o gosto pela literatura infantil, reconhecendo a sua importância e incentivando a formação do hábito da leitura. Neste sentido, este é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma significativa. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, a literatura infantil por ser um instrumento motivador e desafiador, é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade. E ao trabalhar a literatura infantil, deve-se considerar que quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, mais cedo poderá perceber o prazer que a leitura produz. Da mesma forma, através da leitura a criança adquire uma postura crítica e reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.  Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal. Os objetivos desta proposta foram: estimular para o hábito da leitura, desenvolvendo habilidades que venham a auxiliar o aluno a tornar-se um sujeito leitor e escritor; trabalhar a imaginação e criatividade; explorar os diversos estilos literários; oportunizar aos estudantes contato com obras literárias; envolver a comunidade escolar no trabalho com a leitura. O projeto foi desenvolvido com as turmas do Jardim II, 1º e 2º ciclos pelas professoras regentes, corregentes, diretora e pedagogas. Com relação ao encaminhamento metodológico, foi necessário primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao projeto “Desvendando o Mundo da Literatura Infantil”, mostrando-lhes a importância de ouvir histórias,  de apreciá-las de forma prazerosa e espontâneade se interessar e de imaginar. A partir dos livros literários, foram desenvolvidas atividades como: confecção de jornais, discussões de temas, pinturas, desenhos, dramatizações e produções escritas, maquetes, roda da história, teatro com fantoches, canções, dobraduras, fichas de leitura, contando com a participação da família no envolvimento das atividades. A avaliação do referido projeto aconteceu no decorrer das atividades, num processo contínuo, observando a participação e envolvimento de todos. Os alunos mostraram-se motivados e participaram efetivamente das atividades propostas, demonstrando, por meio de relatos, o gosto pela literatura infantil. 







"ABRIR AS PORTAS PARA UM MUNDO
REPLETO DE FANTASIA, IMAGINAÇÃO E CONHECIMENTO"




PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA
A SACOLINHA "VAI E VEM"
PORTA LIVROS
O TRABALHO COM OS AUTORES PREMIADOS EM PONTA GROSSA
DESTAQUE: PRODUÇÃO DE POESIA
ABORDANDO A LEITURA


CONFECÇÃO DO JORNAL
 EXPLORANDO AS HISTÓRIAS INFANTIS

INCENTIVO À LEITURA:
ENTREVISTA COM FUNCIONÁRIA 





domingo, 21 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

IMAGENS SIGNIFICATIVAS: ESCOLA PÓLO ADELAIDE:DIA 03/10







Colegas do Curso: Pólo da Escola Adelaide-tarde



Professoras do curso escolhendo imagens para postagem




AS IMAGENS FALAM MUITO!!!



TRANQUILIDADE!

BRINCAR E APRENDER !

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ÁRVORE: LIÇÃO DE GENEROSIDADE

Pensando ainda sobre o Dia da Árvore...

Mais atividades pedagógicas


Pesquise sobre o valor das árvores para os seres vivos, após produza um texto colocando como será o futuro da humanidade se as pessoas não se conscientizarem sobre  sua importância para a vida... 
Escolha uma das imagens abaixo como inspiração para sua produção:




alancristhian3d.blogspot.com
                                              





kenyamaria.blogspot.com




_____________________________________________________________


REFLEXÃO:
“Num mundo repleto de conflitos, 
a árvore em sua simplicidade nos dá uma lição de vida e cidadania, 
mostrando que o que temos de bom em nós é o que podemos oferecer para deixar as pessoas que nos rodeiam mais felizes...”

Trecho do livro em forma de poema, para ser trabalhado com os alunos, explorando a generosidade. 
Com este texto foi trabalhado interpretação, ilustrações e após foi produzido slides com o desenho dos alunos


A árvore generosa

(Shel Silverstein)

Era uma vez uma árvore...
... que amava um menino.


E todos os dias o menino vinha,
juntava suas folhas
e com elas fazia coroas de rei; com elas brincava de rei da floresta.


Subia em seu grosso tronco,
balançava-se em seus galhos,


comia suas maçãs.
E brincavam de esconder.


Quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore...
profundamente.
E a árvore era feliz.


Mas o tempo passou.
O menino cresceu.
E a árvore muitas vezes ficava sozinha.


Um dia o menino veio e a árvore disse “Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, comer as minhas maçãs, repousar à minha sombra e ser feliz.”


“Estou grande demais para brincar”, o menino respondeu. “Quero comprar muitas coisas, eu quero me divertir e preciso de dinheiro. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?”



“Sinto muito”, disse a árvore, “mas eu não tenho dinheiro. Tenho apenas minhas folhas e tenho minhas maçãs. Mas leve as maças, Menino. Vá vendê-las na cidade. Então terá o dinheiro e você será feliz.”
[...]

Fonte: Silverstein, S. 2001 [1964]. A árvore generosa, 8a edição. RJ, Record.




ÁRVORE É VIDA!!!


Pensando na importância das árvores, leia o texto abaixo com atenção, após responda as questões abaixo?

A importância da Mata Ciliar
por AdministradorWP
Atualmente nas áreas urbanas parece que a população e os políticos já esqueceram o que é mata ciliar e qual sua importância, pois ao lado dos córregos, reservatórios e lagos urbanos em geral temos avenidas e ruas, e não florestas conservadas.
Na zona rural, o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original nas margens dos corpos d’água, chegando em muitos casos a ausência total da mata ciliar, mas qual a importância disso tudo?
Para falar da importância da Mata Ciliar, primeiro é preciso responder: O que é Mata Ciliar?
Mata ciliar  é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, e possui diversas funções ambientais, devendo possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
E para percebermos a importância real da Mata Ciliar, é preciso responder: O que acontece sem a mata ciliar?

ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, ou seja, aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, diminuindo assim o armazenamento no lençol freático. Com isso, reduze-se o volume de água disponível no subsolo e acarreta em enchentes nos córregos, rios e os riachos durante as chuvas.

EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.

PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

QUALIDADE DA ÁGUAA mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e consequentemente o assoreamento dos rios, que geram sólidos em suspensão e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para uso e consumo humano.

MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE
A conservação dessas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.
Um exemplo de empreendimento com a Mata ciliar preservada é o passeio de ecoturismo realizado no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, Mato Grosso do Sul, região de Bonito e da Serra da Bodoquena.


Questões para responder:

a) O que é mata ciliar?

b)      Qual a importância da mata ciliar?

c)       Quais parágrafos do texto demonstram que a população está se esquecendo da mata ciliar?

d)      Sem a mata ciliar, o que pode acontecer com o meio ambiente? Procure no caça palavras essas questões:

E
S
C
A
S
S
E
Z
X
D
A
X
Á
G
U
A
X
S
F
H
J
L
N
M
E
R
O
S
Ã
O
V
T
H
U
P
R
A
G
A
S
X
N
A
X
L
A
V
O
U
R
A
Á
G
U
A
X
C
O
N
T
A
M
I
N
A
D
A
X
B
U
O
E
N
C
H
E
N
T
E
S
P
D
H
J
L
Z
A
S
S
O
R
E
A
M
E
N
T
O
B
G
I
M