terça-feira, 2 de outubro de 2012

CONTAGIE-SE PELA ENERGIA DO IPÊ AMARELO:MAIS IDÉIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O DIA DA ÁRVORE






SUGESTÕES:


Leia o texto, marque as palavras desconhecidas por você, após procure no dicionário o seu significado

IPÊ AMARELO

ipê-amarelo  é uma árvore originária do Brasil e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela (mais conhecida), branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade.
No inverno, as suas folhas caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.
O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do estado.
O ipê-amarelo é uma espécie “heliófita”, ou seja, uma planta adaptada a crescer em ambiente aberto com incidência de luz direta e que perde as folhas em determinada fase do ano.
É encontrada na Floresta Pluvial da Mata Atlântica e da Floresta Latifoliada Semidecídua, facilmente encontrada em sub-bosques de pinhais. Em média, possuem 30 metros de altura, com tronco reto e tortuoso, e fuste de 5 a 8 metros. Seus ramos são grossos, tortuosos e compridos; e uma copa alongada e alargada na base.
As folhas são deciduais, digitadas e compostas. Os pecíolos das folhas medem de 2,5 a 10 cm de comprimento, tendo de 5 a 7 folíolos. Cada flor possui coloração amarelo-ouro e um tamanho médio de 8 x 15 cm.
Os frutos tem uma forma parecida a de uma vagem com grande quantidade de sementes membranáceas esbranquiçadas e aladas. As sementes se dispersam pelo vento. A planta é hermafrodita, tendo a sua frutificação nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Relativo ao clima, ocorrência em locais de clima tropical, subtropical úmido, subtropical de altitude e temperado. Relativo ao solo, a árvore prefere solos úmidos não muito ondulados.
Fontes:




________________________________


Leia o texto científico abaixo sobre o ipê, procure no dicionário as palavras sublinhadas em vermelho, escrevendo as mesmas em ordem alfabética

Tabebuia

Tabebuia, mais conhecido como ipêpau-d'arcoipeúva e ipé[1], é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
Etimologia
"Ipê" e "ipé" provém do tupi ï'pé, "árvore cascuda"[2]. "Pau-d'arco" é uma referência a seu uso, pelos povos indígenas do Brasil, como matéria-prima para confecção de arcos[3]. "Ipeúva" significa, traduzido do tupi, "árvore da casca"[4].
Taxonomia
As árvores do gênero são de grande portedecíduas. Possuem copas abertas e irregulares nos indivíduos jovens, enquanto, nos adultos, são arredondadas e elevadas. Seus troncos têm cor pardo-escuro. Os ritidomas são longitudinais, sulcados e fissurados transversalmente nas plantas adultas, apesar de serem lisos nas jovens.
As folhas são opostas cruzadas, compostas, digitadas com cinco folíolos, coríaceos, pubescentes em ambas as faces, oblongos, de base arrendondadas ou cuneadas, quase truncadas. As flores apresentam-se em tríades em conjuntos de inflorescência róseo-violáceas. Os frutos são de até 30 centímetros, deiscentes, cilíndricos. Suas sementes têm até dois centímetros e são aladas, com inúmeras por fruto.[5][6]
Por sua grande variedade de espécies, autores sugeriram a revisão do gênero, de forma que ele fique restrito a árvores de flores brancas a vermelhas e que as espécies de flores amarelas, com folhas pilosas e de madeira dura (contendo lapachol) passem a pertencer ao gênero Handroanthus.[7]
Espécies
São 253 espécies,[8] com várias cores de flor.
Eis algumas:
§      Tabebuia alba ipê-amarelo-da-serra
§      Tabebuia aurea  ipê-amarelo-do-cerrado
§      Tabebuia avellanedae ipê-roxo, ipê-rosa
§     Tabebuia chrysotricha  ipê-amarelo
§     Tabebuia heptaphylla  ipê-rosa
§   Tabebuia impetiginosa  ipê-roxo
§     Tabebuia insignis  ipê-roxo
§    Tabebuia ochracea  ipê-amarelo
§    Tabebuia roseoalba  ipê-branco
§    Tabebuia serratifolia  ipê-pardo
§    Tabebuia umbellata  ipê-amarelo
§    Tabebuia vellosoi ipê-amarelo

pt.wikipedia.org/wiki/Tabebuia – dia 19 de setembro- 20:31


Nenhum comentário:

Postar um comentário