CONFIRA O TRABALHO DA ESCOLA ONDE ATUO COMO PEDAGOGA
Em cada porta foi desvendado o trabalho realizado pelas turmas |
“Desvendando o
Mundo da Literatura Infantil”
Aderly Soares Alves Carneiro
Alice Wojciki
Andréia Novach
Ângela Maria Santana
Arlete Terezinha Volski Stachuk
Ariley Aparecida Guarneri Ferreira Teixeira
Elizandra Aparecida Bartko de Moraes
Fernanda Aparecida Pinto de Souza
Gilcemara Garcia Bueno Langue
Helena Rutte Ramos dos Santos
Josete do Rocio Seidl
Laédina Buss Rodrigues
Letícia Beatriz Santana Caparroz
Márcia da Silva Batista
Michele Lupepsa
Rejane Cristina Zinser Spinassi
Sandra Aparecida Ribeiro Soares de Camargo
Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani
A escola deve ser um espaço que desperte nos
alunos o gosto pela literatura infantil, reconhecendo a sua importância e
incentivando a formação do hábito da leitura. Neste sentido, este é um caminho
que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma
significativa. Diante disso, a escola
busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita
e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste
processo. Assim, a literatura infantil por ser um instrumento motivador e
desafiador, é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável
pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo
de acordo com a sua necessidade. E ao trabalhar a literatura infantil, deve-se
considerar que quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros, mais
cedo poderá perceber o prazer que a leitura produz. Da mesma forma, através da
leitura a criança adquire uma postura crítica e reflexiva, extremamente
relevante à sua formação cognitiva.
Quando a criança ouve ou lê uma história
e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma
interação verbal. Os objetivos desta proposta foram: estimular
para o hábito da leitura, desenvolvendo habilidades que venham a auxiliar
o aluno a tornar-se um sujeito
leitor e escritor; trabalhar a imaginação e criatividade; explorar os diversos
estilos literários; oportunizar aos estudantes contato com obras literárias;
envolver a comunidade escolar no trabalho com a leitura. O projeto foi desenvolvido com as turmas do
Jardim II, 1º e 2º ciclos pelas professoras regentes, corregentes, diretora e
pedagogas. Com relação ao encaminhamento metodológico, foi necessário
primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao projeto
“Desvendando o Mundo da Literatura Infantil”, mostrando-lhes a importância de
ouvir histórias, de apreciá-las de forma
prazerosa e espontânea, de se
interessar e de imaginar. A partir dos livros literários, foram desenvolvidas
atividades como: confecção de jornais, discussões de temas, pinturas, desenhos,
dramatizações e produções escritas, maquetes, roda da história, teatro com
fantoches, canções, dobraduras, fichas de leitura, contando com a participação
da família no envolvimento das atividades. A avaliação do referido projeto
aconteceu no decorrer das atividades, num processo contínuo, observando a
participação e envolvimento de todos. Os alunos mostraram-se motivados e
participaram efetivamente das atividades propostas, demonstrando, por meio de
relatos, o gosto pela literatura infantil.
"ABRIR AS PORTAS PARA UM MUNDO
REPLETO DE FANTASIA, IMAGINAÇÃO E CONHECIMENTO"
PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA A SACOLINHA "VAI E VEM" |
PORTA LIVROS O TRABALHO COM OS AUTORES PREMIADOS EM PONTA GROSSA |
DESTAQUE: PRODUÇÃO DE POESIA ABORDANDO A LEITURA |
CONFECÇÃO DO JORNAL EXPLORANDO AS HISTÓRIAS INFANTIS |
INCENTIVO À LEITURA: ENTREVISTA COM FUNCIONÁRIA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário